segunda-feira, 22 de novembro de 2010

5º Fentepira agita cena teatral em Piracicaba

São 15 espetáculos teatrais e uma programação com bate papos, oficinas e palestras. E o que é melhor: tudo gratuito! Este é o 5º Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba). A abertura ocorre neste sábado, 20 de novembro, às 11h, na Praça José Bonifácio, com a peça O Santo Guerreiro e o Herói Desajustado, da Cia. São Jorge de Variedades.

A peça da Cia. São Jorge é uma releitura da tradicional história de Dom Quixote. A trupe busca despertar a reflexão sobre o sentido do herói nos dias de hoje na grande metrópole. Às 15h, o diretor do espetáculo, Rogério Tarifa, participa do debate O Teatro de Rua, aberto ao público, na Sala 2 do Teatro Municipal Dr. Losso Netto.

Ainda no sábado, às 20h, o Teatro Municipal recebe o Grupo Manto, de Sorocaba, com a peça Resumo de Ana, sobre a história de dois operários de vidas precárias e que são afetados pelo processo capitalista de industrialização.

No domingo, 21, às 11h, o Casarão do Turismo da Rua do Porto recebe Aconteceu no Brasil Enquanto o Ônibus Não Vem, do Grupo Arte da Comédia.

Também no domingo, às 16h, o Sesc Piracicaba sedia o bate papo O papel do artista nas discussões das políticas públicas da cultura, com o ator e diretor Celso Frateschi, diretor do Tusp (Teatro da Universidade de São Paulo).

Celso Frateschi


Esta edição teve 138 espetáculos inscritos, de grupos dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Ceará, Bahia, Minas Gerais e Distrito Federal. Dez grupos teatrais participam da mostra principal e concorrem a troféus-destaque em várias categorias. Há também dois troféus Voto Popular: destaque espetáculo adulto e destaque de espetáculo para crianças e adolescentes.

Após a apresentação de cada espetáculo, acontece um bate papo entre público, companhia teatral e comissão debatedora, este ano composta por Alexandre Mate, Daniela Biancardi e Moisés Miastkwosky.

Por que Criança Cozinha na Polenta


Demais paralelas 

Na segunda-feira, 22, é a vez de Dagoberto Feliz, Bete Dorgam e Esio Magalhães ministrar a palestra A Arte da Representação ou Como ser Verdadeiro Mentindo e Vice-versa, às 20h, no Salão Nobre do Colégio Piracicabano.

No sábado, 27, ocorre às 9h a Oficina de Playback, com o Grupo Dionísio de Teatro, no Colégio Piracicabano. E às 14h a Oficina de Butoh, com João Butoh, na Sala da Companhia Estável de Dança do Teatro. No mesmo dia foi programada uma sessão maldita, que tem início à meia-noite no Ponto de Cultura Garapa. Trata-se de Mostarda, protagonizada pelo ator Clóvis Torres.

A realização do Fentepira é da Secretaria Municipal da Ação Cultural. São apoiadores do 5º Fentepira a Arcelor Mittal e a Unimed Cultura. São instituições parceiras: Apite! (Associação Piracicabana de Teatro), SP Escola de Teatro, Sesi, Sesc Piracicaba, Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), Tusp (Teatro da Universidade de São Paulo), Senac Piracicaba, NUC-Unimep (Núcleo Universitário de Cultura da Universidade Metodista de Piracicaba), Teatro Municipal Dr. Losso Netto, Secretaria Municipal da Educação e Ponto de Cultura Garapa.



SERVIÇO 

5º Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba). De 20 a 28 de novembro. Mais informações: (19) 3433-4952, www.fentepira.com.br, www.fentepira.wordpress.com ou Twitter @fentepira. A entrada é gratuita.

 ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário são sempre bem-vindos!