segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Definidos os Destaques do 5º Fentepira

Os Destaques do 5º Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba) foram anunciados na tarde do último domingo, 28, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto. A maratona teatral de nove dias teve a presença de dez grupos na mostra principal, vindos de São Paulo, Santo André, Ribeirão Preto, Sorocaba, Jacareí, Piracicaba, Curitiba, Joinville e Uberlândia. Duas companhias se destacaram: a Mungunzá, de São Paulo, e a Levante, de Sandro André.

Os Troféus-Destaque foram escolhidos por uma comissão debatedora, composta por especialistas em artes cênicas. São eles: o professor do Instituto de Artes da Unesp e doutor em História Social Alexandre Mate; a atriz, arte-educadora e produtora cultural Daniela Biancardi; e Moisés Miastkwosky, diretor de mais de 80 espetáculos teatrais e criador de vários festivais e mostras de teatro. Após a apresentação de cada espetáculo, a comissão se reuniu com as companhias teatrais e com o público para avaliar os aspectos técnicos das montagens, para apontar críticas e fazer sugestões.

Apresentado na quinta-feira, 25, o espetáculo Porque a Criança Cozinha na Polenta, do grupo paulistano Mungunzá, conquistou seis Destaques: Texto Adaptado e Encenação para Nelson Baskerville; Projeto de Iluminação para Wagner Freire; Intérprete para Sandra Modesto; e Espetáculo para Adultos pela Escolha da Comissão Debatedora. Pela direção e criação de partitura expressivo-corporal, Ondina Castilho ficou com o Destaque a Critério da Comissão Debatedora.

A Cia. Levante, de Santo André, que apresentou o espetáculo Bielski no domingo, 21, saiu com cinco Destaques: Texto Original para Antônio Rogério Toscano; Projeto Sonoro para Cristiano Meirelles; Elenco; e com os Destaques Espetáculo para Adultos pela escolha da comissão debatedora e pelo Voto Popular.

Além da Cia. Levante e do Grupo Mungunzá, os Destaques a Critério da Comissão Debatedora foram para o músico Maurício Toco, de Sorocaba, que acompanha o espetáculo O Resumo de Ana com a viola, e para o músico de Jacareí, Paulo Timbé, pelas intervenções dramático-musicais no monólogo Travessia.

Os troféus Destaques Intérprete também ficaram com Paulo Willians (Travessia); Eli André Corrêa (Resumo de Ana); Andréia Malena Rocha (Migrantes), e Renata Torraca (São Jorge e o Dragão).

Pela apresentação do infantil Histórias da Chuva – Gênese, o grupo paulistano Teatro da Gioconda levou os Destaques de Espetáculo para Crianças e adolescentes pela Escolha da Comissão Debatedora e pelo Voto Popular. Da trupe, o ator Daniel Infantini garantiu o Destaque para Projeto de Indumentária.

A comissão debatedora concedeu o Destaque para Projeto Cenográfico a Dino Bernardi, diretor da Cia. Cornucópia de Teatro e responsável pelo espetáculo São Jorge e o Dragão.

ANÁLISE – Para Alexandre Mate, várias proposições estéticas constituíram o Festival. Ele acredita que uma seleção dessa natureza descortina diferentes possibilidades de os produtores culturais entenderem os seus trabalhos.

Sobre o resultado, Mate faz suas considerações: “dois espetáculos foram excelência, tanto é que foram os mais contemplados. Ambos são espetáculos épicos, são teatro de grupos, de pessoas que estão juntas e dividem a criação do espetáculo como um todo. Ambos criaram os seus próprios textos. É uma tendência majoritária que tem se desenvolvido principalmente na cidade de São Paulo. Penso que essas duas obras caracterizam uma probabilidade interessante de uma proposta estético-teatral bastante significativa”.

Já Moisés Miastkwosky diz ter sentido um amadurecimento no Festival. Esta é a sua terceira participação em cinco anos, seja como membro da comissão de seleção ou na comissão debatedora. “O Fentepira é fundamental para Piracicaba e região. É importante para o fazer teatral e para a criação de novos grupos. É um alimento para as companhias participantes, pois a comissão debatedora veio para trazer uma visão mais técnica.”

Estreante em festivais, Daniela Biancardi diz acreditar no espaço do teatro como espaço de compartilhar saberes. Ela lembra que esta característica se fez presente diariamente, quando os atores se reuniam com os debatedores. “Esse Festival segue com a mesma consistência, beleza, tradição e o movimento natural da vida, como o rio de Piracicaba.”

Realizado desde 2006 pela Secretaria Municipal da Ação Cultural, o Fentepira é regulamentado pela lei 6072/2007. São apoiadores a Arcelor Mittal, o Clube Nipo Brasileiro de Piracicaba, a Unimed Cultura e o Centro de Comunicação Social da Prefeitura de Piracicaba. Há ainda as instituições parceiras: Apite! (Associação Piracicabana de Teatro), SP Escola de Teatro, Sesi, Sesc Piracicaba, Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), Tusp (Teatro da Universidade de São Paulo), Senac Piracicaba, NUC-Unimep (Núcleo Universitário de Cultura da Universidade Metodista de Piracicaba), Teatro Municipal Dr. Losso Netto, Secretaria Municipal da Educação e Ponto de Cultura Garapa.


A lista com os espetáculos indicados está disponível no blog fentepira.wordpress.com


;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário são sempre bem-vindos!